PPGICS: Defesas de teses abordam ativismo gordo e análise de estudos de revisão sistemática

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
24/08/2023

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Na segunda, 28 de agosto, a aluna Roberta Gaudêncio defenderá sua tese de doutorado intitulada "Comunicação e Informação no Contexto da Emancipação Feminina? a obesidade e a circulação de sentidos do ativismo gordo e body positive", no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict.

Orientada por Wilson Borges, pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict), Roberta partiu de questões como, "no momento tão complicado da pandemia, colocavam o medo de engordar em relevância semelhante aos cuidados sanitários que a Covid-19 requeria?" A partir daí, Roberta observou em sua pesquisa o controle do corpo feminino, por meio da abordagem da pressão estética e da luta antigordofobia em teses médicas dos séculos 19 e 20, e em discursos midiáticos, e a atualização desses discursos nas mídias sociais.

Já no dia 31 de agosto, quinta-feira, será a vez de Daniele Masterson Ferreira, com a sua tese, intitulado “Análise dos estudos de revisão sistemática da odontologia para constituição da base de evidências”, no qual aborda os estudos de revisão sistemática (RS) que sintetizam as evidências publicadas em diferentes trabalhos científicos.

Seus orientadores são Josué Laguardia e Cícera Henrique da Silva, ambos do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts/Icict). Em sua pesquisa, Daniele investigou “a dinâmica das ações de informação no contexto de elaboração das revisões sistemáticas para constituição da base de evidências científicas da Odontologia, através de uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, descritiva e analítica com abordagem crítica que avaliará os estudos de revisão sistemática da área de Odontologia brasileira”.
Veja abaixo mais detalhes sobre as teses: 

Defesas de Teses de Doutorado 

Título: Comunicação e Informação no Contexto da Emancipação Feminina? a obesidade e a circulação de sentidos do ativismo gordo e body positive 

Aluna: Roberta Cristina Barboza Galdencio

Orientador: Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Banca: 

Titulares 
Drª Adriana Cavalcanti de Aguiar (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Adriana Andrade Braga (PPGCOM/PUC-Rio) 
Drª Ana Lúcia Silva Enne (PPCULT/UFF) 

Suplentes
Drª Izamara Bastos Machado (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima (FABICO/UFRGS) 

Data: 28/08/2023 - 2a. Feira | Horário: 13h30min 

Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré 

Resumo: 
Partindo do grave período de emergência sanitária deflagrada pela pandemia de Covid-19 em março de 2020, questionamos por que as mulheres, no momento tão complicado da pandemia, colocavam o medo de engordar em relevância semelhante aos cuidados sanitários que a Covid-19 requeria? Por que a imagem do corpo feminino era assunto tão presente em redes sociais digitais com memes relacionados com a gordura, a obesidade e a beleza? 

A profusão de conteúdos gordofóbicos e de pressão estética presentes no Instagram nos levaram à observação e posterior análise de três postagens de cada um dos perfis @movimentocorpolivre e @malujimenez_ que questionam o controle do corpo feminino por meio da abordagem da pressão estética e da luta antigordofobia respectivamente. 

Considerando a hipótese de que o discurso da autoaceitação corporal e da gordofobia representam uma versão contemporânea do controle do corpo feminino, buscamos as construções de sentidos sobre gordura, obesidade, beleza e corpo feminino nas representações do corpo feminino presentes nos discursos médicos em teses médicas publicadas nas Faculdades de Medicina da Bahia e o Rio de Janeiro entre meados do século XIX e início do XX e nos discursos midiáticos da revista Fon-Fon, que circulou na primeira metade do século XX, bem como suas atualizações nas construções discursivas ou narrativas nas redes sociais digitais do século XXI por meio da circularidade cultural atravessada pelos tempos cobertos. 


Título: Análise dos estudos de revisão sistemática da odontologia para constituição da base de evidências 

Autora: Daniele Masterson Tavares Pereira Ferreira

Orientador: Josué Laguardia (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Segunda Orientadora: Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
 
Banca: 
Titulares 
•    Drª Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
•    Drª Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
•    Drª Isa Maria Freire (LTI/UFPB) 
•    Drª Martha Silvia Martinez Silveira (PPGPCT/FIOCRUZ) 
 
Suplentes
•    Drª Rosane Abdala Lins (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
•    Drª Maria Eduarda dos Santos Puga (CRBU/UNIFESP) 

Data: 31/08/2023 – 5ª feira | Horário: 13h30min 

Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré 
 
Resumo: Os estudos de revisão sistemática (RS) sintetizam as evidências publicadas em diferentes trabalhos científicos. Esses estudos devem garantir a reprodutibilidade e diminuir o número de viés no processo adotado. O regime de informação pode auxiliar na análise dos processos envolvidos na produção das sínteses e uso social das evidências científicas no contexto de busca e recuperação da informação para composição da base de evidências científicas dos estudos de RS. Assim, este estudo se propôs investigar a dinâmica das ações de informação no contexto de elaboração das revisões sistemáticas para constituição da base de evidências científicas da Odontologia através de uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, descritiva e analítica com abordagem crítica que avaliará os estudos de revisão sistemática da área de Odontologia brasileira. 

Como os atores e suas práticas presentes no processo de busca e recuperação e publicação da informação conformam a base de evidências científicas na área de Odontologia foi a pergunta de pesquisa que orientou a análise das revisões sistemáticas. Para responder essa pergunta, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que envolveu a coleta e análise preliminar de estudos de revisão sistemática em três bases de dados bibliográficas - Medline/Pubmed; Scopus e BBO/Lilacs, na qual foram identificados 5518 estudos, que após as etapas de exclusão, resultou em uma base de dados com 1058 estudos. Esses estudos foram analisados quanto ao processo geral de busca reportado e avaliados com o uso de instrumentos padronizados - Peer Review of Electronic Search Strategy (PRESS) e PRISMA-S, da área de cárie publicados de 2018 a 2020. 

Os achados da pesquisa mostraram que os processos metodológicos envolvidos na definição da pergunta, nas estratégias de busca e recuperação, a seleção das fontes pesquisadas e a avaliação com instrumentos padronizados podem impactar a base de evidências dos estudos de síntese. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS