">
O Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atua na interface Comunicação e Saúde, dedicando-se à pesquisa, ao ensino e à cooperação técnica e científica com instituições, entidades e movimentos sociais. Tem como fundamento central a articulação dos princípios democráticos com: o enfrentamento das desigualdades sociais; o exercício dos direitos à saúde e à comunicação; a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e das políticas públicas universais.
Suas ações são orientadas pela perspectiva histórica e da produção social dos sentidos e entendem a comunicação como força estruturante dos processos sociais, culturais, políticos, econômicos na atualidade. Em contraponto a enfoques instrumentais reducionistas, prioriza os desafios teóricos e metodológicos suscitados na análise crítica de micro e macro políticas, estratégias e práticas de comunicação, considerando os discursos, as assimetrias de poder, as mediações sociotécnicas e os contextos que as configuram.
Três linhas de pesquisa estruturam os projetos do Laces, tendo como eixo transversal o desenvolvimento teórico e metodológico.
As relações entre Estado e sociedade, em especial as interfaces das políticas públicas com os direitos à comunicação e à saúde. A dimensão comunicacional de políticas de saúde, processos e dinâmicas de participação social, com destacada atenção ao enfrentamento das desigualdades e iniquidades sociais. Comunicação pública e democratização das mídias. A comunicação na formação e nas práticas dos profissionais de saúde.
As dinâmicas e as mediações na produção, circulação e apropriação de produtos midiáticos de diferentes gêneros (como jornalismo, publicidade e entretenimento) e materialidades (ambientes digital, audiovisual, impresso e suas interconexões). Relações entre mídia e imaginário nas culturas políticas e nas representações sobre corpos e territórios. Discursos e espaços de atuação dos diversos agentes. Análise das dinâmicas próprias das plataformas digitais.
A comunicação como instituinte das relações de saber e poder, e como tal, elemento da formação e disputas identitárias. A construção social do sofrimento; a emergência de coletivos e formas de ação política dos indivíduos; as relações de autoridade nos processos saúde-doença nos regimes de visibilidade e verdade contemporâneos. Narrativas biográficas e produção social da memória em contextos marcados pela cultura terapêutica e processos de medicalização/desmedicalização, em suas articulações com a midiatização.
O Laces é responsável pelo curso de especialização em Comunicação em Saúde do Icict, que busca formar profissionais para atuar no âmbito da Comunicação e Saúde nas instituições, movimentos sociais e nos meios de comunicação, na perspectiva de fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Seus pesquisadores também compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e desenvolvem iniciativas como o curso de atualização “Saúde e Jornalismo: modos de produzir e analisar”, ofertado periodicamente. Acesse a área de Ensino para saber mais sobre as oportunidades de formação e qualificação oferecidas pelo Icict.
Pesquisadores
Secretária
Campus Expansão da Fiocruz
Avenida Brasil, 4036 – salas 512 e 504
Manguinhos – Rio de Janeiro/ RJ
Tel.: +55 (21) 3882-9183 / 9057
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.