PPGICS: teses sobre aleitamento materno ganham repercussão em fóruns do SUS

por
Graça Portela
,
29/06/2015

Coordenador da rBLH destaca a construção do conhecimento científico realizada no Icict e ressalta a qualidade das pesquisas feitas na unidade


De novembro de 2014 ao primeiro semestre de 2015, quatro alunas do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação em Saúde (PPGICS/Icict) elaboraram teses sobre questões relativas ao aleitamento materno. Duas já foram defendidas, uma qualificada e outra está em vias de qualificação. Pode parecer pouco, mas o aumento do interesse sobre o tema se deve à ampliação da visibilidade que a própria Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), coordenada pela Fiocruz, conquistou nos últimos anos impulsionada, principalmente, pelo crescimento de mais de 78% no número de doadoras, entre 2004 e 2014.

(Foto: André Az)

O interesse dos alunos do PPGICS é também resultado da parceria firmada entre o Icict e a rBLH. “A contribuição do instituto é notória. Eu destacaria a reflexão acadêmica sólida propiciada pelo PPGICS, aonde os alunos vêm analisando questões extremamente importantes que vão, sem sombra de dúvidas, potencializar nossas ações. E também a estruturação do serviço de informação da rBLH, com a construção de sites e, principalmente, o desenvolvimento do sistema de informação que nos permite monitorar e avaliar em tempo real as ações estratégicas dos Bancos de Leite Humano do Brasil e dos 23 países cooperantes da rBLH”, destaca João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que compõem a rBLH.

João Aprígio faz um balanço das teses apresentadas e das que ainda serão defendidas no PPGICS. Segundo o coordenador da rBLH, o trabalho que está sendo desenvolvido (em fase de qualificação) pela jornalista Roberta Raupp, "Práticas de Comunicação que mobilizam a doação de leite humano no Distrito Federal", tenta compreender as dinâmicas estabelecidas na perspectiva da comunicação que levaram Brasília a ser a única cidade no mundo a atingir a autossuficiência em leite humano.

Já a tese da jornalista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Irene Kalil, “De silêncio e som: a produção de sentidos nos discursos oficiais de promoção e orientação ao aleitamento materno brasileiro", defendida em março deste ano, aborda a temática do aleitamento materno pela perspectiva da mulher como protagonista, e as relações que se estabelecem a partir das práticas comunicacionais dessa mulher.

No final de 2014 foi a vez de a jornalista da revista Radis (Ensp/Fiocruz) Liseane Morosini defender a tese "Comunicação, história e vida na Rede de Bancos de Leite Humano". Liseane se dedicou a compreender como se estabelece a agenda da comunicação e, efetivamente, quais são os alcances e limites das práticas comunicacionais dentro da rBLH.

Outra tese, a da aluna Mariana Barros, defendida em junho de 2015, aborda a questão do capital social da rBLH-BR na perspectiva da informação, sob o viés das dimensões estrutural, relacional e cognitiva. O estudo oferece bases para a tomada de decisões estratégicas para o planejamento futuro das ações de informação em seus diferentes níveis de complexidade.

(Arte: Montagem sobre foto de Vinícius Marinho.)

Bastante entusiasmado com o que está sendo produzido, o coordenador da rBLH ressalta a importância da contribuição das teses apresentadas e dá inúmeras sugestões de estudo. “A temática é vastíssima. Na comunicação, acredito que temos um problema premente que tem que ser encarado agora e que pode ser desdobrado em vários objetos de investigação. Entre eles, destaco as campanhas que visam à mobilização social em favor da doação de leite humano, que deveriam considerar a diversidade cultural de um país de dimensões continentais como o Brasil”, avalia.

Para João Aprígio, o fato de a Rede de Bancos de Leite Humano ser referência no tema aleitamento materno para o Ministério da Saúde, e também para 23 ministérios da saúde na América Latina, Caribe Hispânico e alguns países africanos, torna-a um locus privilegiado de interlocução para a formulação de políticas públicas e também abre perspectivas concretas de estudos que estão sendo conduzidos no âmbito do PPPGICS.

(Foto: Gilmar Felix)

“Por exemplo, os resultados da tese sobre autossuficiência de leite humano na perspectiva da comunicação dos bancos de leite humano do Distrito Federal serão levados ao II Fórum ABC-Fiocruz de Cooperação Internacional em Banco de Leite Humano, em setembro próximo. Também serão discutidos com a Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano, com o Colegiado de Coordenadores de Centros de Referência e com a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do MS, a fim de revermos as ações das campanhas de doação de leite humano no Brasil”, afirma.

João Aprígio reitera que o Icict está proporcionando, de forma muito concreta e objetiva, uma nova fase de trabalho no âmbito da construção do conhecimento cientifico sobre comunicação e informação na rBLH. “Precisamos trabalhar cada vez mais o conhecimento eficiente, a fim de produzir as transformações necessárias em favor da saúde da criança. As famílias brasileiras agradecerão muito”, avalia.

(Infográfico: Vera Lúcia Fernandes de Pinho)

Outras matérias

Editorial Inova Icict 2015.1 Umberto Trigueiros, Diretor do Icict
Experiência, comunicação e saúde A perspectiva da experiência foi abordada pelo professor português Adriano Duarte Rodrigues em Aula Inaugural do Icict
PPGICS: teses sobre aleitamento materno ganham repercussão em fóruns do SUS PPGICS: teses sobre aleitamento materno ganham repercussão em fóruns do SUS
Lei de Direito Autoral impacta acesso aberto ao conhecimento Considerada uma das regulações autorais mais restritivas do mundo, a LDA brasileira não permite digitalização de acervos nem para fins educativos. Seu anteprojeto de reforma segue parado no governo federal
A privatização da saúde continuará a ser pesquisada Após a aposentadoria planejada para 2016, Claudia Maria Travassos permanecerá participando de projeto que analisa as relações societárias de empresas que atuam no setor da saúde
Olhar para o futuro para planejar o presente Projeto Saúde Amanhã articula rede de pesquisa para a prospecção estratégica do futuro do sistema de saúde brasileiro
Sinitox completa 35 anos Uma história de lutas contra o cenário brasileiro de intoxicação

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS