Rede Ibero-americana de bancos de leite ganha espaço na Internet

por
Rafael Cavadas
,
14/07/2008

A Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano acaba de lançar seu espaço virtual para dinamizar a integração entre os parceiros. Composta inicialmente por sete países (Argentina, Brasil, Bolívia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela), a Rede visa apoiar a implantação de pelo menos um banco de leite em cada país e de favorecer a troca de conhecimento e tecnologias entre seus membros.

A Rede é inspirada na experiência brasileira de rede de bancos de leite que já conta com 191 unidades instaladas e dez em fase de implantação. Como na experiência brasileira, a Rede abriga em seu sítio virtual metodologias e ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz tais como: a Biblioteca Virtual em Saúde na temática Aleitamento Materno (BVS AM), as teleconferências, as comunidades virtuais e o Fale Conosco.

A Rede Ibero-americana foi aprovado durante a XVII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, em 2007, no Chile, como um programa de cooperação internacional. Após a aprovação, a Rede instalou sua secretaria executiva no Icict em junho de 2008 e um mês depois lança seu espaço virtual.

Segundo João Aprígio de Almeida, coordenador da Rede BLH e que está à frente da Rede Ibero-americana, o Icict foi escolhido para abrigar a secretaria executiva por reunir aptidões na gestão da informação científica e tecnológica e da comunicação em saúde.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Secretaria da Rede Ibero-americana de banco de leite é instalada na Fiocruz

A secretaria executiva da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano foi instalada, no dia 09 de junho, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz

Bancos de leite humano: tecnologia da Fiocruz é referência mundial

A iniciativa tem grande impacto na diminuição das condições adversas de saúde de grupos populacionais e em situações especiais de agravo, particularmente para recém-nascidos de baixo peso

Bancos de leite humano rumo aos objetivos de desenvolvimento do milênio

O encerramento do evento incluiu a assinatura da Carta de Brasília 2010, o lançamento do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio, e a criação do Centro de Referência Nacional para Bombeiros que Atuam na Rede de Bancos de Leite Humano

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS