">
Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Icict, acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro de 2015: é o I Seminário Capixaba de Comunicação e Saúde: pensando estratégias e práticas para o SUS, que reunirá pesquisadores da área de Comunicação e Saúde para debater e trocar experiências sobre as relações entre Comunicação e Saúde Coletiva, Políticas Públicas e Estratégias de Comunicação para o Sistema Único de Saúde – SUS.
O seminário, que busca ampliar e fortalecer o intercâmbio técnico-científico entre os pesquisadores das duas instituições, alunos, profissionais de saúde, da comunicação e da sociedade civil terá, em sua abertura no dia 6/10, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, e o coordenador do PPGSC/Ufes, Adauto Emmerich. A seguir, a palestra – “As Fabulações Jornalísticas e a Saúde” – com o pesquisador Valdir de Castro, que abordará aspectos das mediações do jornalismo e o campo da saúde.
A primeira mesa redonda do dia será sobre “Reflexões sobre as relações entre Comunicação e Saúde Coletiva”, mediada por Umberto Trigueiros, que terá como palestrantes dois pesquisadores do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), ambos do Icict, Janine Cardoso, que falará sobre ‘Comunicação e Saúde: articulações e interfaces’, e Wilson Borges, que enfocará “Construção midiática da doença”, seguidos da pesquisadora Aline Cavaca (PPGSC/Ufes) que abordará “Doenças midiaticamente negligenciadas”.
À tarde, será a vez de Edgard Rebouças (Supecc/Ufes) falar sobre “Observando as políticas e estratégicas de Comunicação”, seguido de Izamara Bastos (Laces/Icict), com “Observatório de saúde no RJ”, e Adauto Emmerich e Aline Cavaca (PPGSC/Ufes) falarem sobre “Observatório de Saúde no ES”, todos mediados por Valdir de Castro na mesa “Políticas Públicas de Comunicação e Observatórios”.
Na quarta-feira (7/10), pela manhã, a mesa de abertura “Audiovisual: acesso, políticas públicas, saúde e cultura”, mediada por Sergio Brito, da VideoSaúde Distribuidora (Icict), trará a palestra do vice-diretor de Comunicação e Informação do Icict, Rodrigo Murtinho, que falará sobre a “Comunicação pública e Saúde: direito e acesso”, seguido de Eliane Pontes, coordenadora da VideoSaúde Distribuidora, com “VideoSaúde Distribuidora: audiovisual , política pública e acesso”, e Ana Paula Vieira (TV Ufes/Ufes), que abordará “Saúde na tela: a experiência da TV Ufes”. Finalizando as palestras do dia, Antônio Claudino Jesus, documentarista e professor, enfocará “O audiovisual no Espírito Santo”.
As mesas redondas serão seguidas de debates. Durante o encontro, acontece a pré-estreia no Espírito Santo do documentário “Parir é Natural”, de Silvio Tendler por meio do Selo Fiocruz Vídeo, e o lançamento da coletânea “Saúde e Jornalismo. Interfaces contemporâneas”, organizada pelos pesquisadores do Laces, Kátia Lerner e Igor Sacramento. Também será exibido o documentário capixaba “Baía do Espírito Santo – Um olhar canela-verde”, de Antônio Claudino de Jesus.
Paralelo às atividades do I Seminário, será oferecida a alunos, docentes, pesquisadores e profissionais interessados em pesquisas no campo da Comunicação e Saúde, a oficina “Comunicação e Saúde: Epidemia, Risco e Jornalismo”, com aulas coordenadas por profissionais do Laces e da Ufes. Os temas serão ‘Como selecionar notícias de saúde na mídia? Protocolos de clippagem e seus desafios metodológicos.’ (5/10), ‘Risco e epidemia da perspectiva das ciências sociais: alguns modos de ver e analisar’ e ‘Modos de analisar a produção jornalística sobre epidemias’ (8/10), ‘Análise do discurso’ e ‘Análise do discurso - laboratório de análises do discurso’ (9/10).
Quem quiser participar das oficinas deverá se inscrever preenchendo o formulário eletrônico disponível aqui
A Editora Fiocruz e a EdUfes, editora da Universidade Federal do Espírito Santo, também estarão presentes com diversas publicações e audiovisuais sobre os temas abordados durante o seminário.
Para ter acesso às atividades, que são gratuitas, os interessados devem se inscrever no site do evento até o dia 2/10, sexta-feira. O I Seminário Capixaba de Comunicação e Saúde: pensando estratégias e práticas para o SUS ocorrerá no Campus Maruípe da Ufes, localizado na Av. Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória – ES.
Leia (acima, à direita), as entrevistas do pesquisador Wilson Borges, do Laces/Icict, e do professor Adauto Emmerich, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)/Ufes, que falam sobre a importância da parceria entre as duas instituições e os resultados que já estão sendo alcançados.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar