Seminário de periódicos marca paralisação

por
Rafael Cavadas
,
28/11/2005

No dia 07 de julho, o CICT, junto a outras unidades de ensino e pesquisa da Fiocruz, interrompeu suas atividades por 24h apoiando as reivindicações dos servidores contra as perdas salariais. Para marcar a paralisação, foi realizado, no auditório do CICT, o Seminário de Avaliação dos Processos de Aquisição de Periódicos Internacionais. O evento contou a presença de profissionais ligados à compra de periódicos em instituições como Petrobrás, Unicamp, UFRJ e Bireme, além dos profissionais que compõem a Rede de Bibliotecas da Fiocruz. A idéia de promover o seminário no dia da paralisação mostra o interesse da Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc) em ocupar as unidades, garantindo maior força ao movimento de greve.

A abertura do evento contou com a presença da Asfoc, que expôs aos visitantes os problemas enfrentados pelos servidores. Em seguida, Ilma Noronha, diretora do CICT, avaliou o seminário como uma oportunidade para os profissionais das bibliotecas trocarem experiências de “um processo tão delicado quanto à aquisição de periódicos”.

A falta de interesse das editoras internacionais em negociarem as assinaturas com instituições como a Fiocruz e a Unicamp é uma realidade que tenta ser contornada com os intermediários, que muitas vezes não oferecem as garantias suficientes para concorrerem aos processos de licitação. Clóvis Girão, chefe do departamento de administração, afirma que a fragilidade dos intermediários faz com que os processos de aquisição sejam demorados, o que pode deixar as coleções desatualizadas.

Uma das saídas encontradas pela Unicamp foi criar uma planilha que indica, a cada três meses, as falhas dos fornecedores de periódicos em papel. “O contato direto dos profissionais das bibliotecas com os processos de aquisição garante o controle das coleções, permitindo cobrar dos fornecedores em prazos mais curtos” pondera Maria de Lourdes Villas Boas, representante da Unicamp. Segundo a representante da Petrobrás, Sônia Tavares, a proximidade com o setor responsável pelas aquisições e o monitoramento regular das assinaturas foram as soluções encontrada pela sua instituição para manter as coleções atualizadas.

Paula Mello, da UFRJ, e Verônica Abdala, da Bireme, encerraram o seminário, apontando para outro objeto de discussão que é a assinatura dos periódicos eletrônicos. “O debate foi tão rico que durante o seminário tivemos a idéia de fazer outro, em setembro, para discutirmos somente periódicos eletrônicos”, afirma Jeorgina Gentil, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz e chefe da Biblioteca de Manguinhos. O seminário de aquisição de periódicos eletrônicos ainda não tem data prevista, mas já se sabe que além das instituições que compareceram ao primeiro, o Portal CAPES também será um dos convidados.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

CICT e Rede de Bibliotecas realizam seminário sobre periódicos eletrônicos

Os participantes debateram o uso atual de versões eletrônicas de publicações científicas e discutiram estratégias para o futuro

Reciis sobe de posição na nova avaliação do 'Qualis Periódicos

Em duas áreas de avaliação para a edição em português (Serviço Social e Ciências Sociais Aplicadas I) e em três para a edição em inglês (Interdisciplinar, Ciência Política e Relações Internacionais e Serviço Social), a Capes elevou a classificação da revi

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS