">
Com o objetivo de apresentar os resultados do Estudo Multicêntrico de Avaliação da NBCAL (Multi-NBCAL) e promover o debate com os representantes governamentais e a sociedade civil para o avanço da agenda de proteção legal ao aleitamento materno, o Icict realiza o webinário "Como está a proteção ao aleitamento materno no Brasil? Resultados do Multi-NBCAL”, na quarta-feira, 26/5, das 14h às 16h.
O evento on-line é feito em parceria com a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (em inglês: International Baby Food Action Network - IBFAN-Brasil) e em colaboração com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e celebra os 40 anos do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno (International Code for Breastmilk Substitutes).
A ideia do estudo multicêntrico surgiu a partir da necessidade de se medir o aumento das infrações à NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras), adotada como Portaria do Ministério da Saúde (Portaria n° 2051 de 2001) e Resoluções RDC/ANVISA n° 221 e n° 222 de 2002, sendo promulgada como Lei (11.265) em 2006 e regulamentada em 2015 e 2018. O descumprimento da Lei, segundo pesquisadores e especialistas, se deve, dentre outros motivos, à falta de implementação de fiscalização sistemática da Norma, além do baixo grau de conhecimento pela população, estabelecimentos comerciais, profissionais de saúde e mães.
O estudo foi realizado em sete cidades brasileiras (Rio de Janeiro/RJ; São Paulo/SP; Ouro Preto/MG; Florianópolis/SC; João Pessoa/PB; Brasília/DF e Belém/PA), entre os anos de 2018 e 2019, e avaliou estabelecimentos comerciais e hospitais com maternidades. Ao todo, foram coletados dados em 25 hospitais com maternidade e 200 estabelecimentos comerciais por cada cidade.
O evento, que tem transmissão pelo canal da VideoSaúde Distribuidora, terá a participação de Janine Ginani e outra representante do Ministério da Saúde; Renata Ferreira, da Anvisa, Cíntia Ribeiro, da IBFAN-Brasil; dos coordenadores dos sete centros colaboradores do Multi-NBCAL. A mediação será de Maria Cristina Passos, pesquisadora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e vice-diretora da IBFAN-Brasil. Os resultados do estudo da NBCAL em estabelecimentos comerciais e hospitais com maternidades serão apresentados por Cristiano Boccolini, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icict. Acesse aqui toda a programação do evento.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Carla Jordânia Gonçalves de Souza
ter, 25/05/2021 - 11:15
O assunto é de grande
O assunto é de grande importância
Comentar