">
Duas realizações do Serviço de Programação Visual do Icict - Fiocruz Multimagens, banco de imagens digitais, e Illustrare Scientia, exposição sobre ilustração cientifica - foram lançadas em evento duplo na manhã desta segunda, 22/10, na Biblioteca de Ciências Biomédicas. A mesa-redonda “Ciência e Arte: ilustração e fotografia para a difusão científica” foi o traço de união entre as duas atrações do evento, que é parte das comemorações pelos 21 anos do Instituto.
Ilma Noronha, diretora do Icict, presidiu a mesa formada por Rogério Lannes, Diretor-Geral da Associação dos Servidores da Fiocruz, Marilene Santos, Chefe do Serviço de Programação Visual do Icict, e os palestrantes Ricardo Lourenço, Vice-diretor do Instituto Oswaldo Cruz, e Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Marilene Santos definiu a Programação Visual como “um serviço que conjuga vontade e competência para atender à Fiocruz”, desde a época dos trabalhos feitos à mão até a incorporação de tecnologias digitais para a editoração e ilustração.
Os programadores visuais Mauro Campello e Ruben Fernandes apresentaram o banco e a exposição. Campello contou como opera a interface do Fiocruz Multimagens e como em 2005 nasceu a idéia do banco. Originalmente pensado apenas para as demandas do Icict, o sistema evoluiu para atender e integrar bancos de imagens de diferentes unidades.
Ruben Fernandes mostrou como o trabalho integrado de cientista e artista serviu de fio condutor paraIllustrare Scientia, que reúne em três módulos cerca de uma centena de obras colhidas em laboratórios do IOC, na reserva técnica da Casa de Oswaldo Cruz e em outras fontes.
Em reconhecimento às contribuições para a excelência da Fiocruz e do Icict, Ilma Noronha homenageou Henrique Lenzi e Maria Élide Bortoletto, ex-diretores do Instituto. Outros homenageados foram o parasitologista e malacologista Lobato Paraense e o arquiteto Eduardo Prado – uma parceria cientista-ilustrador que cobre 30 anos de ciência – e Mara Lemos, pelos trabalhos em nanquim para o IOC.
Depois de dividir a mesa-redonda com Ricardo Lourenço, o biofísico Henrique Lins, representando o Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCT, encerrou as homenagens entregando placa em reconhecimento à obra do especialista em medicina tropical Luís Rey. Rey é autor de Parasitologia, livro que é referência mundial e foi ilustrado por Valéria de Sá e Roberto Antunes, ambos da Programação Visual do Icict.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar