">
Questões contemporâneas como o avanço do consumo de crack no Brasil, a saúde do idoso, a qualidade do atendimento e o futuro do Sistema Único de Saúde são temas de grande interesse público, que acabam pautando a mídia e a sociedade como um todo. Ao longo do ano, diversas atividades do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde ganharam destaque por tratarem desses assuntos. Relembre alguns tópicos:
Devido ao acelerado ritmo de envelhecimento da população brasileira previsto para os próximos anos, a saúde do idoso se tornou um foco de atenção especial de políticas públicas. O Icict está atento ao que acontece em torno desse assunto, por meio do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso – Sisap-Idoso. Em 2014, o Instituto capacitou agentes públicos e coordenou a reformulação da Caderneta do Idoso, em parceria com o Ministério da Saúde. Também foi realizado um importante seminário sobre o Sistemas de informação da saúde da pessoa idosa.
Releia a entrevista com a pesquisadora do Icict Dália Romero, coordenadora do Sisap-Idoso.
Foi lançado, em setembro, o livro digital "Pesquisa Nacional sobre o uso do crack", que traz como subtítulo as seguintes perguntas: "Quem são os usurários de crack e/ou similares do Brasil e quantos são nas capitais brasileiras?". A publicação organizada por Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni traz os resultados detalhados do estudo que realizou um diagnóstico profundo sobre as pessoas que consomem o entorpecente no país, fornecendo subsídios importantes para a formulação de políticas públicas eficazes para o enfrentamento dos problemas trazidos pela droga.
O pesquisador se debruça agora sobre mais um trabalho de grande porte, o Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tencológico em Saúde (Fiotec). A pesquisa visa ampliar a abrangência em relação a estudos anteriores e estabelecer um marco de periodicidade para novos levantamentos.
Releia a entrevista com Francisco Inácio Bastos.
Outro grande levantamento de dados sobre percepções e condições de saúde da população brasileira foi a Pequisa Nacional de Saúde, realizada pelo Laboratório de Informação em Saúde do Icict e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O primeiro volume investigou os assuntos “Percepção do estado de saúde”, “Doenças crônicas não transmissíveis” e “Estilos de vida”, que compõem as seções da publicação.
A publicação pode ser acessada no site do Icict. Os próximos volumes serão lançados ao longo do ano.
Uma das grandes vitórias do ano passado no que diz respeito aos direitos à comunicação e à informação foi a aprovação do Marco Civil da Internet, sancionado em abril pela presidente Dilma Rousseff. Criado para garantir neutralidade na rede, privacidade e liberdade de expressão, o marco é um dos mais avançados dispositivos legais visando a governança da internet.
Relembre o assunto no arquivo de notícias.
A Fiocruz também entrou no movimento de busca pela verdade ao inaugurar, em setembro, o núcleo da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária da instituição. Essa instância da comissão passou a receber relatos e denúncias sobre violações de direitos humanos cometidas contra profissinais de saúde durante a Ditadura Militar, nos anos de 1964 a 1985. O trabalho da Comissão contribuirá para a obtenção de informações sobre pessoas que não tiveram direitos políticos restaurados ou que foram desaparecidas durante o período.
Para saber mais, releia a notícia.
A difusão e promoção da reflexão sobre o Sistema Único de Saúde é um dos objetivos do site PenseSUS, que o Icict ajudou a construir no ano passado. Os conteúdos visam ampliar pensamento sobre o sistema como política nacional de saúde no Brasil. O lançamento contou com roda de conversa e transmissão ao vivo.
Outra fonte de conteúdo importante lançada pelo Icict foi o portal Saúde Amanhã, cujo tema é a prospecção estratégica para o Sistema Único de Saúde. Suas áreas temáticas passam por desenvolvimento e saúde, condicionantes da saúde, população e saúde, organização do sistema de saúde, financiamento setorial e prospecção estratégica, visando fornecer subsídios para a manutenção e aprimoramento a longo prazo dos serviços. O site também tem entrevistas com especialistas e pesquisadores da Fundação.
Acesse as entrevistas do Saúde Amanhã.
O Centro de Estudos do Icict realizou ao longo do ano diversos seminários, oficinas e fóruns que também abordaram assuntos importantes como políticas para o acesso aberto a informações e desafios para a comunicação em saúde. Relembre:
Icict realiza seminário sobre acesso aberto ao conhecimento
Centro de Estudos do Icict apresenta nova proposta de atuação para promoção de eventos técnico-científicos
Centro de Estudos do Icict realiza seminários sobre comunicação e informação
Seminário do Centro de Estudos do Icict "Acesso à informação científica em saúde" realizado no dia 30/9
Seminário do Centro de Estudos "Desafios para a comunicação na saúde" realizado no dia 1º/10
A última parte da Retrospectiva Icict 2014 será publicada na sexta-feira, 30 de janeiro.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar