Sistema Atlas Água Brasil apresenta novas funcionalidades

por
Jamile Chequer
,
23/09/2011

O Icict desenvolveu novas aplicações para o Atlas Água Brasil, um sistema digital de visualização e análise de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde que reúne 215 indicadores de sete bancos de dados diferentes, 123 variáveis e já recebeu mais de 20 mil visitas de 30 países. Os novos recursos contribuem para afinar a busca de dados e a produção de relatórios mais detalhados.

Além de alterações no texto sobre a metodologia, foram incluídos oito vídeos de explicação sobre como usar o sistema para facilitar o acesso de usuários menos experientes. A organização da lista de indicadores está agora subdividida em saneamento, qualidade da água e agravos de saúde e tanto a consulta por indicador como a comparação entre municípios preveem a geração de gráficos. As séries históricas das doenças, que antes podiam ser pesquisadas apenas entre 2000 e 2004, podem ser verificadas até 2007 ou 2009, dependendo do agravo selecionado. A ideia também é atualizar periodicamente a seção de notícias que, em breve, vai incluir comentários e análises.

Essas novidades foram divulgadas pelo coordenador do Atlas e vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Icict, Christovam Barcellos, no seminário “Saúde Ambiental” a ser realizado no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o encontro, que acontece entre os dias 25 e 29/9, é um representativo fórum latino-americano do setor que vai reunir cinco mil participantes, entre profissionais das áreas pública e privada atuantes no setor de saneamento ambiental em nível nacional e internacional.

De acordo com Barcellos, o evento é uma excelente oportunidade para apresentar as novidades do Atlas e discutir a temática. “O problema do saneamento no Brasil não está resolvido e está mudando de característica de um período para outro. Ainda são necessários investimentos estruturais”, diz ele.

Desenvolvido para auxiliar pesquisadores, gestores de saúde e sociedade civil a traçar um painel da água usada para consumo humano no País, o 'Atlas Água Brasil' é resultado de uma parceria do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS).

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

A água que temos, a água que queremos

O Atlas ÁguaBrasil – Sistema de Avaliação da Qualidade da Água, Saúde e Saneamento está disponível na página do Icict e oferece tanto ao gestor em saúde, quanto ao cidadão, dados que podem nortear as políticas públicas para o setor

“Qualidade da água no Território de Manguinhos atende aos padrões de potabilidade”

Paulo Barrocas, coordenador do Projeto QualiÁguas, enfatiza a prestação de contas à sociedade

Chuvas em Manaus podem ampliar números de doenças derivadas da água

As cheias que estão ocorrendo em Manaus e que devem ter seu ápice nos meses de junho e julho, devido ao aumento do volume de chuvas na região, podem trazer agravos de doenças como as hepatites virais, a leptospirose, a malária, dentre outras

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS