Sinitox participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

por
Igor Cruz
,
15/10/2010

De 18 e 24/10, o público que visitar os estandes das instituições participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, terão a oportunidade de conhecer algumas medidas de prevenção contra intoxicações. O Sistema Nacional de Informação Tóxico Farmacológicas (Sinitox), coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), terá um espaço no estande Fiocruz onde apresentará, em uma maquete, dicas de prevenção dentro de casa. Com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento promoverá atividades de divulgação científica e debates sobre as estratégias de se utilizar os recursos naturais brasileiros com sustentabilidade.

Neste sentido, foi montada uma mini-casa, dividida em seis ambientes, com o objetivo de alertar, principalmente o público infantil, sobre as armadilhas domésticas. Dentro da casa, os produtos potencialmente tóxicos foram distribuídos de acordo com a incidência de acidentes. No pequeno quarto da casa, estão produtos como inseticidas e perfumes, na cozinha, aparecem desinfetantes e detergentes. Já no banheiro, estão embalagens de remédios e cosméticos.

De acordo com a coordenadora do Sinitox e pesquisadora do Icict, Rosany Bochner, as crianças são as maiores vítimas de envenenamento doméstico. Para ela, embalagens atraentes, odor e sabor por vezes agradáveis, e até mesmo a curiosidade, são fatores que contribuem para o aumento do número de casos de intoxicações.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre no Brasil desde 2004. A intenção é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Ela pretende contribuir também para que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Sinitox alerta para casos de intoxicação doméstica

Os dados coletados pelo Sinitox mostram que as crianças são as principais vítimas dos casos de intoxicação

Pesquisadora do Sinitox avalia conclusão de relatório sobre uso de medicamentos controlados

Em 2009, o uso abusivo de medicamentos controlados supera o de drogas ilícitas, como cocaína, ecstasy e heroína

Sinitox registra recorde de intoxicações, no Brasil, em 2005

Foram mais de 23 mil acidentes com animais venenosos, sendo 1/3 causado por escorpiões. O número de mortes por intoxicação também cresceu. O aumento foi de 18% em relação ao ano anterior e a principal causa de óbito foram os agrotóxicos.

Sinitox alerta para perigos em jardins e praças públicas

A cada dez casos de intoxicação por plantas no Brasil, seis são de crianças menores de nove anos. Esse número serve como alerta para os pais, que devem ficar atentos a espécies como comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio e coroa-de-cristo, comuns em praças

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS