Sistema sobre água, saneamento e saúde é apresentado em seminário

por
Rafael Cavadas
,
20/05/2008

O Sistema de Avaliação da Qualidade da Água, Saúde e Saneamento foi apresentado em mais uma edição do Seminário sobre projetos de pesquisa em andamento, organizado pelo Laboratório de Informação em Saúde (LIS), no dia 19 de maio. O laboratório faz parte do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz e tem se destacado por desenvolver diferentes sistemas de informação que auxiliam cientistas e alunos de pós-graduação em suas pesquisas e gestores para a tomada de decisão.

Durante o seminário, o pesquisador Christovam Barcellos, que desenvolveu o sistema junto com a equipe do LIS, apresentou o sítio virtual Água Brasil que coleta dados de sete fontes de informação, gerando mais de 120 variáveis e 76 indicadores. Números de internação por doenças relacionadas à água e ao saneamento, tais como diarréia, cólera, febre tifóide, entre outras podem ser acessadas através do sistema. Lá também é possível encontrar indicadores de qualidade da água de todos os municípios brasileiros e verificar a situação de saneamento no país.

De acordo com Christovam, o sistema foi desenvolvido de modo a permitir que a sociedade em geral possa acompanhar os indicadores e reivindicar ações governamentais para a melhoria da qualidade da água e do saneamento nos municípios. Assim, o sistema apresenta índices sobre a procedência da água (carro pipa, encanada, chafariz, poço artesiano etc) e seu tratamento (se é clorada, por exemplo). “Não adianta ter água encanada em casa se ela não for tratada. Isso pode causar mais riscos à saúde do que não receber”, afirma o pesquisador.

Ainda sobre a distribuição da água e o saneamento, Christovam mostra no sistema que muitos municípios apresentam rede de distribuição de água e, por outro lado, seus domicílios não possuem banheiro, o que acomete a saúde dos moradores. O Água Brasil mostra que só a distribuição da água, sem que haja banheiro nas residências não garante a queda da taxa de óbitos por diarréia, por exemplo.

O Sistema desenvolvido pelo LIS está em fase de experimental. A intenção para a próxima etapa é ampliar o número de indicadores e providenciar atualização anuais com o apoio do Ministério da Saúde.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

A água que temos, a água que queremos

O Atlas ÁguaBrasil – Sistema de Avaliação da Qualidade da Água, Saúde e Saneamento está disponível na página do Icict e oferece tanto ao gestor em saúde, quanto ao cidadão, dados que podem nortear as políticas públicas para o setor

Chuvas em Manaus podem ampliar números de doenças derivadas da água

As cheias que estão ocorrendo em Manaus e que devem ter seu ápice nos meses de junho e julho, devido ao aumento do volume de chuvas na região, podem trazer agravos de doenças como as hepatites virais, a leptospirose, a malária, dentre outras

Sistema Atlas Água Brasil apresenta novas funcionalidades

O Icict desenvolveu novas aplicações para o Atlas Água Brasil, um sistema digital de visualização e análise de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde que reúne 215 indicadores de sete bancos de dados

“Qualidade da água no Território de Manguinhos atende aos padrões de potabilidade”

Paulo Barrocas, coordenador do Projeto QualiÁguas, enfatiza a prestação de contas à sociedade

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS