">
“A Comunicação e sua interface com a Saúde Coletiva é entendida como um espaço de múltiplas dimensões, constituindo um novo e promissor campo do conhecimento. É preciso que profissionais de comunicação e de saúde, cidadãos e a área acadêmica estejam envolvidos num processo de diálogo e de conhecimento mútuo”. Com base neste objetivo, foi assinado na última segunda-feira (6/6) o acordo de cooperação técnica entre o Icict e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC/UFES).
O acordo prevê parcerias entre o Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict), o Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), o Observatório Saúde na Mídia (OSM) e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e a TV Universitária da UFES.
Na cooperação estão previstas inúmeras iniciativas, dentre elas a instalação de uma representação regional da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que irá disponibilizar cópias do mais importante acervo audiovisual sobre saúde existente no país, além de promover mostras e oficinas audiovisuais, entre outras atividades. O acordo contempla também a implantação do Observatório Saúde na Mídia – Regional ES e o intercâmbio entre o PPGICS e o PPGSC, envolvendo diversas ações com a participação de docentes e discentes dos dois programas.
Por parte do Icict, assinaram o acordo o diretor Umberto Trigueiros e a coordenadora do convênio no instituto, Katia Lerner. Na UFES, assinaram o documento a vice-reitora Ethel Maciel, o coordenador do PPGSC, Adauto Emmerich, o Superintendente de Cultura e Comunicação da UFES, Edgard Rebouças, e o coordenador da VideoSaúde Regional UFES/ES, Sergio Brito.
Ao longo da semana passada, a equipe da UFES participou de uma intensa agenda de encontros de trabalho na Fiocruz, dentre eles o Seminário do Centro de Estudos “Observatório Saúde na Mídia: epidemias, jornalismo e (in)visibilidades”, realizado para o lançamento do Observatório Saúde na Mídia. A equipe do Espírito Santo também fez uma visita técnica à VideoSaúde Distribuidora.
“A possibilidade de criação de um Observatório Saúde na Mídia na pós-graduação em Saúde Coletiva da UFES vem confirmar que cada vez mais essa noção de parceria e de redes cresce em importância, pois otimizam recursos humanos e proporcionam a possibilidade de trocas muito salutares”, destacou e coordenadora do convênio, Katia Lerner. Para a pesquisadora e coordenadora do OSM, tanto para o observatório como para o Laces e do PPGICS será extremamente benéfico, pois a discussão sobre saúde coletiva feita na UFES enriquecerá o Icict.
“Hoje esse convênio inclui a regional da VideoSaúde no ES, a criação de um OSM no PPGSC e três projetos de pesquisa, sendo que um, “O drama epidêmico midiático no Brasil: um estudo da construção da dengue e H1N1 no período 2008-2010”, coordenado por Janine Cardoso, já está em andamento. O convênio vai contribuir para consolidar o campo da comunicação e saúde lá no programa de saúde coletiva”, ressaltou Adauto Emmerich, coordenador do PPGSC, durante sua estada no Icict.
Segundo ele, a ida do Sergio Brito, ex-coordenador de produção da VideoSaúde, para o Espírito Santo, foi fundamental para a aproximação do PPGSC com a TV UFES, que passou a transmitir em sua grade os vídeos sobre saúde da Distribuidora da Fiocruz. “Estamos investindo em várias frentes de ação para que a ‘comunicação e saúde’ avance enquanto campo epistemológico”, destacou Emmerich.
Esse projeto “O drama epidêmico-midiático da dengue, H1N1”, submetido ao Edital Universal do CNPq de 2014 e iniciado em fevereiro de 2015, estabeleceu a parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a UFES e o Icict, incluindo o OSM. Daí se acoplou a ele a VideoSaúde. "Lá no ES dialogamos com o PPGSC, que abriu uma linha de investigação em comunicação e saúde. Ou seja, essa parceria é fruto de reuniões e oficinas realizadas desde 2014, e agora firmada oficialmente. Estamos nos potencializando e vendo pontos de interesse comuns”, acrescentou Janine Cardoso.
O acordo de Cooperação com o Icict foi um elemento fundamental para a elaboração do Programa de Extensão “Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura” da UFES, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), que envolve as duas equipes e contempla e integra atividades previstas também no convênio.
O Observatório Saúde na Mídia – Regional ES, vem expandindo a análise midiática da saúde nos periódicos capixabas e algumas pesquisas já estão em curso envolvendo a participação dos dois programas de pós-graduação e da equipe do Observatório Saúde na Mídia do Icict/Fiocruz. Há também, juntamente com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o desenvolvimento da pesquisa nacional “O drama epidêmico midiático no Brasil: um estudo da construção da dengue e H1N1 no período 2008-2010”.
A veiculação, na TV UFES, dos programas VideoSaúde produzidos pela Distribuidora da Fiocruz já se tornou uma realidade. A TV UFES trabalha com sua programação por faixas temáticas, como “cultural”, “independente”, “educativa”. No caso da Distribuidora, os programas ocupam a faixa “Saúde”, com a exibição de programa inédito sempre às terças-feiras, às 10 horas, e as reprises sendo feitas em outros dias de semana, no mesmo horário. O lançamento de documentários produzidos pela Distribuidora da Fiocruz no Estado é mais um desdobramento da parceria.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar