Icict recebe participantes da CPLP em reunião da Rede de Bancos de Leite Humano

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
18/11/2019

Representantes de Angola (1), Cabo Verde (3), Guiné-Bissau (1), Guiné-Equatorial (1), Moçambique (2), Portugal (1) e São Tomé e Princípe (1), mais a equipe brasileira da Rede de Banco de Leite Humano, do Brasil – rBLH, todos integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP se reuniram no último dia 13 de novembro no Icict para debater a instalação da Coordenação Técnica da rBLH-CPLP e elaborar o Estatuto e Plano Operacional da rede.

O evento integra uma série de atividades que os membros da rBLH-CPLP estão realizando no Brasil, buscando ampliar a capacidade de gestão, coordenação técnica e avaliação da rBLH-CPLP. Esta é a segunda reunião do grupo, que realizou o primeiro encontro em 2018, em Cabo verde.

Os integrantes da Rede foram recepcionados pelo diretor da unidade, Rodrigo Murtinho, além do coordenador geral do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC), Aldo Moura, e do desenvolvedor de tecnologia da rBLH, Cláudio Decaro (CTIC). Murtinho destacou a importância da visita do grupo e falou sobre os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Em sentido horário: Cláudio Decáro, Rodrigo Murtinho e Aldo Pontes (foto 02); Euclydes Arreguy, Danielle Aparecida da Silva e Alejandro Rabuffetti (foto 03); João Aprígio Guerra de Almeida (foto 04)

A reunião acontece no momento em que está sendo dado início às comemorações dos 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz, como afirma o coordenador da rBLH, João Aprígio Guerra de Almeida, “, é uma ação que reforça esse compromisso que a Fundação Oswaldo Cruz, e particularmente o Icict, tem com a saúde global e com a saúde pública brasileira. O Icict sedia a secretaria executiva da rBLH latino-americana, além de ser a sede do sistema de informação e comunicação de toda a Rede.

João Aprígio exalta os resultados obtidos pela rBLH-CPLP: “do ponto de vista da saúde, para os países, é inconteste os relatos que eles apresentaram, os avanços que eles estão conseguindo. As crianças que eram inviáveis em Moçambique, de um ano para cá, tornaram-se viáveis no Hospital Central de Maputo em função da ação do banco de leite humano local”, afirma.

A representante de Cabo Verde, Irina Spencer, coordenadora do Programa Nacional de Nutrição, do Ministério da Saúde e da Segurança Social, de Cabo Verde, falou do trabalho que estava sendo realizado: “já estamos trabalhando o estatuto da Rede e estamos a planificar quais as atividades vamos estar operacionalizando, que atividades serão importantes para cada um dos países da rede e da CPLP”. Ela também falou das perspectivas do trabalho da rBLH-CPLP: “a capacitação de recursos humanos, como melhorar o funcionamento dos nossos bancos de leite humano para os países que já têm eles implantados, mas também fortalecer as parcerias para que os outros países da CPLP que ainda não têm, possam tê-los e com o objetivo principal de ajudar esses países na redução da morbimortalidade infantil e também melhorar o componente da segurança alimentar para crianças no estágio neonatal”, afirma.

Estiveram presentes à reunião, Idelmira Nsuru - chefe de enfermaria  Hospital Regional de Malabo (Guiné Equatorial); Elisangela Alfredo - responsável da implementação de iniciativa Hospital Amigo das Crianças e responsável de alimentação nutrição dos lactantes e pequena infância  (Guiné Equatorial); Angola Elisa Gaspar - coordenadora da amamentação e BLH da Maternidade Lucrecia Paim – Angola; Rafael Joaquim - responsável pelo Controle de Qualidade do Leite Humano do BLH do Hospital Central de Maputo (Moçambique); Sonia Bandeira - diretora do BLH do Hospital Central de Maputo (Moçambique); Irina Spencer - coordenadora do Programa Nacional de Nutrição - Ministério da Saúde e da Segurança Social (Cabo Verde); Ernie dos Santos - enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto (Cabo Verde); Ester Lopes - enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto (Cabo Verde); Maria Amado - responsável  de Saúde Materna e Planejamento Familiar, Hospital Amigo do Bebê para promoção do Aleitamento Materno (São Tomé e Príncipe) e Sara Brito, da Maternidade Alfredo da Costa (Portugal). Pelo Brasil, estiveram no evento: João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano; Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano; Euclydes Arreguy, coordenador de Ensino da rBLH; Alejandro Rabuffetti, secretário executivo do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano; e Virgínia Gonzalez, responsável pelas Ações para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Representantes do Brasil e dos países da rBLH-CPLP

Crédito das fotos

Fotos: Graça Portela (Divulgação/Ascom/Icict)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano realiza primeiro congresso em rede

Evento realizado de maneira integrada entre bancos regionais será realizado dia 13/12, por meio da RUTE/RNP

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS