">
Com o objetivo de compreender e dimensionar o potencial dos MMORPGs – Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi massive online Role-Playing Game (em tradução livre “Intrepretação de Personagens Online e Em Massa Para Múltiplos Jogadores) – para as práticas da Comunicação e Saúde no Brasil, o aluno de doutorado Marcelo de Vasconcellos defenderá a tese “O potencial dos videogames na Comunicação e Saúde”.
Para isso, Marcelo fez uma conceituação dos videogames e dos serious games, detalhando seu aspecto participativo e proposta um modelo de análise do uso destes jogos a partir da perspectiva teórica da produção social dos sentidos e do modelo Gaming Dispositif. Para experimentar e exemplificar a possibilidade analítica do modelo foi feita uma aplicação sobre um MMOPRG específico – o World of Warcraft – buscando-se identificar os processos de construção de sentido utilizados por jogadores, previamente entrevistados. Os resultados se completam com propostas para a inclusão e aplicações dos MMORPGs nas políticas e práticas de comunicação e saúde e seu alinhamento com as políticas públicas de saúde defendidas pelo SUS.
A apresentação de Marcelo de Vasconcellos contará com a presença na banca examinadora do sociólogo André Lemos, reconhecido internacionalmente como uma autoridade quando se fala em cibercultura.
Está é a última defesa de tese em 2013 do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Icict.
A defesa será realizada no dia 2/08, às 14 horas, na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus, que fica na Avenida Brasil, 4.036, em Manguinhos.
Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict pelos telefones 3882-9037 e 3882-9063, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar