Uso de videogames na saúde ganha tese de doutorado

por
Graça Portela
,
30/07/2013

Com o objetivo de compreender e dimensionar o potencial dos MMORPGs – Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi massive online Role-Playing Game (em tradução livre “Intrepretação de Personagens Online e Em Massa Para Múltiplos Jogadores) – para as práticas da Comunicação e Saúde no Brasil, o aluno de doutorado Marcelo de Vasconcellos defenderá a tese “O potencial dos videogames na Comunicação e Saúde”.

Para isso, Marcelo fez uma conceituação dos videogames e dos serious games, detalhando seu aspecto participativo e proposta um modelo de análise do uso destes jogos a partir da perspectiva teórica da produção social dos sentidos e do modelo Gaming Dispositif. Para experimentar e exemplificar a possibilidade analítica do modelo foi feita uma aplicação sobre um MMOPRG específico – o World of Warcraft – buscando-se identificar os processos de construção de sentido utilizados por jogadores, previamente entrevistados. Os resultados se completam com propostas para a inclusão e aplicações dos MMORPGs nas políticas e práticas de comunicação e saúde e seu alinhamento com as políticas públicas de saúde defendidas pelo SUS.

A apresentação de Marcelo de Vasconcellos contará com a presença na banca examinadora do sociólogo André Lemos, reconhecido internacionalmente como uma autoridade quando se fala em cibercultura.

Está é a última defesa de tese em 2013 do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Icict.

A defesa será realizada no dia 2/08, às 14 horas, na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus, que fica na Avenida Brasil, 4.036, em Manguinhos.

Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict pelos telefones 3882-9037 e 3882-9063, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Apresentação Mariana Bteshe

"Experiência, narrativa e práticas infocomunicacionais: sobre o cuidado no comportamento suicida" - Apresentação da tese de doutorado do PPGICS/Icict de Mariana Bteshe, defendida no dia 16/07/2013

Apresentação Patricia Henning

Micro e Macropolíticas de Informação: o acesso livre à informação científica no campo da saúde no Brasil e em Portugal

PPGICS 2013 - Defesas de Tese de Doutorado

Relação das defesas de tese de doutorado do PPGICS/Icict

Assuntos relacionados

Educação Permanente em Saúde é tema de tese de doutorado do PPGICS

Defesa será na quarta-feira, 31/07, às 13 horas, e analisa os trabalhos apresentados nos Congressos Nacionais da Rede Unida

Tese de doutorado defende fim de estigma em relação ao suicídio

Segunda tese de doutorado do PPGICS discutiu também as práticas infocomunicacionais

Primeira defesa de tese do doutorado do PPGICS

Tese levanta as políticas de acesso livre em Portugal que são referência para o Brasil

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS