">
A equipe do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz) esteve em Santiago, no Chile, para participar do seminário Epidemiologia e Determinantes Sociais e Ambientais. O encontro, realizado entre os dias 8 e 10 de abril, faz parte do acordo de cooperação internacional firmado entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde do Chile por intermédio do presidente da Fundação, Mário Moreira, e da ministra da Saúde chilena, Ximena Aguilera Sabhuera, em novembro de 2023.
O diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, acompanhou a equipe do Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz no evento, que reuniu pesquisadores, profissionais de saúde e gestores locais. "Celebramos esse importante acordo de cooperação com o Ministério da Saúde chileno. Ele só comprova o quanto a Fiocruz tem seu trabalho e sua produção de conhecimento em saúde reconhecidos internacionalmente. No caso do Observatório de Clima e Saúde do Icict, que trata de temas tão urgentes, é fundamental termos essa parceria. As trocas de experiências são sempre muito ricas, especialmente com nossos vizinhos de América do Sul", afirma Murtinho.
Técnicos do Ministério da Saúde chileno e pesquisadores do Icict participam de reunião
O acordo prevê a criação de um observatório de clima e saúde chileno, a partir da experiência do projeto brasileiro. Os pesquisadores do Icict aproveitaram o encontro presencial – as reuniões anteriores aconteceram de forma online – para entender quais problemas de saúde são prioritários nas análises e que bases de dados poderão ser utilizadas na construção do Observatório Chileno. A equipe brasileira também apresentou a experiência de cooperação com o órgão francês Institut de Recherche pour le Développement (IRD), na Guiana Francesa, por meio do Laboratório Internacional Misto (da sigla em francês, LMI) para o monitoramento de doenças transmitidas por vetores na Amazônia.
As próximas etapas da cooperação consistem no desenvolvimento do sistema e transferência de tecnologia.
“Estamos num período de várias iniciativas de auxílio e expansão do método adotado no Observatório para outros países da América Latina, como Chile, Uruguai, Argentina e Peru, além de Moçambique. A longo prazo esperamos estruturar e capacitar vários desses projetos com a lógica de trabalho que utilizamos no laboratório desde 2009”, explica Diego Xavier, pesquisador do Observatório de Clima e Saúde.
Também viajaram ao Chile Heglaucio Barros, Vanderlei Matos e Vincent Dupont (especialistas em tecnologia da informação e cartografia). Do Ministério da Saúde do Chile participam da parceria José Emilio Villarroel (coordenador do seminário), Christian García (Chefe de Departamento) e Natalia Vergara e Tomás Bralic (responsáveis pelas bases de dados do Ministério da Saúde do Chile).
Na foto: Rodrigo Murtinho (à esquerda), a chefe do escritório de Cooperación y Asuntos
Internacionales (OCAI) do Ministério da Saúde do Chile, Raquel Child, e Diego Xavier
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar