">
A Biblioteca de Manguinhos promove, até dezembro, uma exposição para marcar o centenário da descoberta do parasita causador da Leishmaniose. Para a mostra "Centenário da Descoberta da Leishmania", organizada pela Seção de Obras Raras A. Overmeer, foram selecionados periódicos raros com datas desde 1885, como trabalhos de Willian Leishman, um dos descobridores da doença e cujo nome batiza o parasita causador desse mal, além de pesquisadores brasileiros importantes como Evandro Chagas e Gaspar Vianna.
O evento faz parte de um projeto de exposições temáticas da Seção de Obras Raras que contribui para a divulgação do acervo, aproximando a comunidade da ciência e da saúde. "A proposta é atrair estudantes, profissionais e pesquisadores para conhecerem mais sobre a história da produção científica e descobrirem as raridades do nosso acervo" comenta Fátima Duarte, da Biblioteca de Manguinhos.
A exposição apresenta um breve panorama da descoberta do parasita Leishmania, no início do século XX, e traz estudos de grandes pesquisadores. Os periódicos traçam não só o desenvolvimento da doença no Brasil, como também dão a dimensão histórica da Leishmaniose.
Para realizar a exposição, a Seção de Obras Raras contou com o apoio de pesquisadores do Centro de Referência em Leishmaniose (Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas), Coleção Entomológica (Instituto Oswaldo Cruz) e Departamento de Ultra-estrutura e Biologia Celular (Instituto Oswaldo Cruz), que forneceram a consultoria técnica e materiais informativos para serem expostos junto ao acervo.
A exposição pode ser visitada no terceiro andar do Castelo Mourisco, na Seção de Obras Raras A. Overmeer da Biblioteca de Manguinhos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar