Cristovam Buarque abre ano letivo do Icict

por
Rafael Vinícius
,
06/05/2009

A aula magna Educação é Progresso do Senador da República Cristovam Buarque abriu o ano letivo do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz. O ex-reitor da UNB e ex-ministro da educação falou sobre a importância das escolas de base no Brasil, insistiu na erradicação do analfabetismo e pontuou as ações para uma revolução no ensino brasileiro, a fim de mudar a realidade do País. O evento ocorreu no auditório do Museu da Vida (Campus Fiocruz), no dia 4 de maio de 2009.

O senador comentou sobre as mudanças históricas que transformaram o conhecimento em chave para o progresso de qualquer país. Cristovam se inspirou no modelo socialista, que toma o capital para o trabalhador, para lançar a proposta do modelo educacionista. Este último se baseia na distribuição igualitária de condições de ensino para todos os brasileiros independentemente da classe social. “Precisamos garantir as mesmas condições de educação para todos os brasileiros, independente da classe. Meu sonho é que o filho da empregada doméstica estude e tenha as mesmas oportunidades de educação que o filho da patroa”, salienta o senador.

Para Cristovam, um país como o Brasil não pode se considerar república enquanto filhos de eleitores e de eleitos continuam a estudar em escolas diferentes, com oportunidades desiguais. Usando uma metáfora, o político lembrou que muitos dos atletas brasileiros são de origem humilde e isso não interfere no êxito profissional, diferente do que acontece com a educação. “O futebol, por exemplo, permite uma ascensão social mais justa porque a bola é redonda para todos. Já a disputa pela entrada no nível superior é desigual, uma vez que a filha da patroa não estuda no mesmo colégio que a filha da empregada”, concluiu o ex-ministro.

Ao defender a escola de máxima qualidade e a educação continuada, Cristovam apontou as medidas necessárias que devem ser tomadas pelo Estado. “Para resolver o problema da educação é necessário, no mínimo, a matrícula de todos os estudantes em escolas bem construídas e em horário integral. Precisamos também definir padrões nacionais para as escolas, estabelecer uma lei de metas para a educação e valorizar, formar e motivar o professor como meio de mudar a realidade educacional do Brasil”. De acordo com o ex-reitor da UNB, a educação é o caminho para o progresso do Brasil e instituições como a Fiocruz ajudam neste processo, já que representam o futuro do País.

O Projeto de Lei 185/2008 que obriga a veiculação de pelo menos duas horas semanais de material audiovisual nacional nas escolas públicas também foi assunto abordado por Cristovam. Segundo o senador e autor do projeto, as escolas precisam ser remodeladas para acompanhar a modernização em curso. “Não dá mais para colocar crianças para estudar em uma escola igual a dos pais delas. Quadro negro é coisa do passado, a criança já nasce em contato com o audiovisual. Atualmente, escola sem audiovisual não é mais escola”, explicou o ex-ministro. Buarque ainda elogiou o valor do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, ao dizer que este estoque nas mãos das 200 mil escolas do Brasil tem valor inestimável para formar a cabeça e a consciência das crianças.

Cristovam declarou que a vinda à Fiocruz trouxe grandes emoções, pela lembrança da figura admirável e notória do ex-presidente da Fiocruz, Sérgio Arouca, e pela longa amizade que tem com seu ex-colega de primário, Carlos Morel, diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz. Além de Morel, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Carlos Gadelha; a diretora do Icict, Ilma Noronha; e a coordenadora do programa de pós-graduação do Instituto, Inesita Araújo, compuseram a mesa de abertura ao lado do senador.

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