">
Nesta edição comemorativa dos 25 anos de criação do Icict, queremos remarcar com grande evidência para os leitores, na forma, no conteúdo, na estrutura e na proposta desta revista, a inovação como elemento central de nossas ações estratégicas no campo da informação e comunicação em saúde. Aliada sempre ao nosso postulado de princípios pelo acesso livre à informação científica, que procuramos praticar e difundir através das bibliotecas virtuais em saúde, do recém-lançado Repositório Institucional da Fiocruz (Arca), do nosso periódico científico eletrônico (RECIIS), na difusão e no uso de aplicativos e softwares livres, assim como em todos os congressos, conferências e eventos dos quais participamos.
Para a Fiocruz, que trabalha na fronteira da ciência e diante dos desafios permanentes da saúde pública num país de dimensões continentais, com um perfil epidemiológico extremamente complexo, a busca constante da inovação e a garantia do acesso livre à informação científica são decisivos. É assim também para o Icict, que deve fornecer à Fundação e ao SUS respostas e soluções em tecnologias da informação e da comunicação (TICs), além de desenvolver pesquisas, prospecção, desenvolvimento tecnológico e formação acadêmica nessas áreas do conhecimento.
InovaIcict, neste novo projeto editorial, procura combinar mudanças no estilo do design e diagramação que facilitam o contato com o leitor, com uma abordagem de conteúdo mais atual, aproximando-o das ações e desafios dos nossos serviços e laboratórios que estão em curso neste ano de 2011. Optamos, assim, por ofertar um veículo, que, sem deixar de realizar um balanço das atividades mais importantes, ganha a característica de uma revista de atualidades, sempre na busca de uma comunicação mais dinâmica e efetiva.
Em apenas 25 anos de existência, o Icict evoluiu rapidamente da posição de uma superintendência de apoio técnico que administrava grandes bibliotecas e serviços de informática, para assumir de forma plena a condição de unidade técnico-científica da Fiocruz, unindo em sua ação a oferta de serviços, o desenvolvimento de tecnologias e de linhas de pesquisa, cooperação internacional, bem como a formação acadêmica nos níveis de especialização, mestrado e doutorado, além de cursos de capacitação e atualização com crescente demanda.
Esses 25 anos trazem, junto com as credenciais do reconhecimento pelo desempenho do nosso instituto, enormes responsabilidades de corresponder a maiores desafios, como o de ter um laboratório já designado como Centro de Referência em Informação pelo Ministério da Saúde e de coordenar o sistema BVS Fiocruz, que até setembro de 2011 contou quase 35 mil visitas e cerca de 400 mil páginas visualizadas.
Temos o compromisso de responder ao esforço de ao mesmo tempo gerir um dos maiores acervos bibliográficos em ciências biomédicas e de saúde pública da América Latina e investir no desenvolvimento e gerenciamento do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) – único dos registros primários de pesquisa clínica da OMS em língua portuguesa.
Precisamos responder à confiança das centenas de produtores audiovisuais em saúde que depositam suas produções para distribuição no acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que já soma mais de 5 mil títulos, exibidos em grandes mostras de vídeos, em inúmeras emissoras de tv públicas, educativas e comunitárias e disponíveis numa rede de videotecas associadas em vários estados brasileiros. Temos que dar conta dessa importante tarefa, sem descuidar em nenhum momento do desenvolvimento de sistemas de informação que são estratégicos no cumprimento da nossa missão junto ao SUS, como o Portal Fiocruz, o Proqualis (Centro Colaborador do Ministério da Saúde para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente), o Centro de Informação da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano, portal do risco ambiental, Atlas da Água, monitoramento da mortalidade materna e infantil, monitoramento da Aids, do uso de drogas, sistema de informações da saúde do idoso, sistemas de análise de indicadores em saúde, apropriação de modernas tecnologias de digitalização de acervos, desenvolvimento de bancos de imagens, para citar apenas alguns dos projetos inovadores que nos desafiam todos os dias.
Estamos fechando este ano de 2011, com uma realização que custou muito esforço e que muito nos orgulha, a titulação dos primeiros mestres do nosso Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e a qualificação dos alunos da nossa primeira turma de doutorado. Que fique essa importante conquista como um presente de um programa altamente inovador para os 25 anos do Icict.
Este Instituto cresceu no ambiente favorável da tradição, da criatividade e da multidisciplinaridade da Fiocruz, recebendo importantes investimentos públicos que temos a obrigação de honrar inteiramente. O Icict é uma obra coletiva, fruto da dedicação, perseverança e ousadia de pesquisadores, professores, gestores, especialistas, alunos, técnicos e colaboradores dos mais diversos níveis e vínculos, que trabalham, produzem, debatem, decidem e desenvolvem os seus projetos, os rumos dos nossos planos de ação, numa estrutura que estimula a gestão participativa e o comprometimento institucional.
Nosso desejo é que esta edição de InovaIcict leve até você, amigo leitor, um pouco dessa história de inovação e desafios.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.