Ripsa discute a gestão da informação científica e técnica em saúde no Crics

por
Rafael Vinícius
,
19/09/2008

O Secretário da Rede Interagencial para a Pesquisa em Saúde (Ripsa), João Batista Rizi, participou do debate sobre a gestão de informação científica e técnica em saúde nos contextos nacionais, regionais e globais para apresentar um dos principais produtos da rede: o conjunto de indicadores e de dados básicos (IDB). Tal produto serve de subsídio para a formulação de políticas públicas de saúde ao pactuar metodologias de pesquisa que contribuam para consolidar dados nacionais. Além do IDB, a Ripsa aproveitou o Crics8 para lançar o seu projeto internacional que visa adaptar a experiência brasileira aos demais países da América Latina.  

Os indicadores de saúde foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e a avaliação das informações produzidas. Eles contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Além de prover matéria prima essencial para a análise de saúde, a disponibilidade de um conjunto básico de indicadores facilita o monitoramento de objetivos e metas em saúde.

“Parcerias institucionais, ambientes de cooperação legitimados, produtos qualificados e o apoio da Organização Pan-americana de Saúde são os fatores de sustentabilidade da pesquisa, que só dará certo se houver uma profissionalização do quadro de gestores”, afirma Rizi. O secretário também destacou a cooperação com estados e municípios brasileiros.

Ao todo, quatro palestrantes discursaram sobre as peculiaridades do tema, que tem o objetivo de levar a informação em saúde para mais pessoas. O diretor da Infomed Pedro Urra frisou que a construção de uma infra-estrutura tecnológica, o desenvolvimento de políticas nacionais e o fortalecimento institucional do setor são os principais processos da inovação desencadeada nos anos 90. O cubano também destacou a ligação entre o portal Infomed e a Biblioteca Virtual em Saúde como um importante projeto, que só se viabiliza com a participação.  

A gestão inovadora da informação científica e técnica na América Central foi conduzida pela diretora da Biblioteca Médica Nacional de Honduras, Martha Garcia. Com o objetivo de levar informação para o maior número de pessoas, Martha destacou a relações entre as bibliotecas dos países da região como uma das principais estratégias de trabalho a se promover.

“Nesses dez anos avançamos bastante, mas enfrentamos muitas dificuldades. Devemos buscar mais apoio político e maior participação em bases de dados internacionais”, afirma a diretora. Martha também comentou que essa iniciativa tem o interesse de formar novos talentos humanos e de desenvolver novos produtos de informação, como CD´s e DVD`s temáticos.

“Nosso objetivo é estimular pesquisas globais eficazes para combater as doenças tropicais que atingem os pobres”, foi como a coordenadora da Tropika.net Initiative, Edith Certain, definiu sua pesquisa. Edith também colocou a melhoria do acesso à literatura científica e defesa do acesso aberto como objetivos da pesquisa para reduzir a incidência de doenças relacionadas à pobreza. “Pretendemos fazer uma disseminação completa e estamos desenvolvendo formas de apoio técnico para que os nossos objetivos sejam alcançados”, conclui Edith.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Comitê da Ripsa discute inquérito nacional de saúde no CICT

Um comitê de especialistas em saúde foi formado para aprofundar a discussão sobre os inquéritos domiciliares e o sistema nacional de informações em saúde

Abertura oficial do Crics

A cerimônia oficial de abertura do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics) aconteceu no dia 16 de setembro, no Centro de Convenções Rio Cidade Nova (RJ).

Crics8 debate acesso aberto ao conhecimento científico

O acesso aberto à informação científica e tecnológica em saúde é um dos principais objetos de debate na oitava edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics8)

Crics debate interoperabilidade nos sistemas de informação

A interoperabilidade nos fluxos de informação dos sistemas de saúde foi o tema de painel durante oitavo Congresso Regional de Ciências da Saúde (Crics8), que acontece no Rio de Janeiro

BVS comemora 10 anos durante Crics8

Packer ponderou sobre a grande quantidade de informação na Internet, que deve ser lapidada para garantir o acesso a fontes de pesquisa qualificadas

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS