IV Fórum Internacional Geografia da Saúde e VII GeoSaúde 2015 acontecem até 25/9

por
Graça Portela
,
23/09/2015

Com uma programação extensa e diversificada começou na última terçaa-feira (22/9), na Universidade de Brasília (UnB), os  IV Fórum Internacional e VII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde - VII GeoSaúde 2015 -, que têm como tema "Saúde e fronteiras: interações espaciais e de saberes". Os eventos vão até sexta-feira, 25/9.

Os eventos, que são uma parceria entre Fiocruz, Universidade de Brasília, IRD - Institut de Recherche pour le Développement, da França, e o Ministério da Saúde, reúnem especialistas do Brasil e do exterior, e está dividido em conferência, oficinas, mesas redondas, comunicações coordenadas e apresentações de pôsteres.

As oficinas "Ensino e Pesquisa em Geografia da Saúde na Europa, África e América Latina" e "Clima, Sustentabilidade e Saúde - Fortalecimento das questões de saúde e ambiente", restritas a convidados, deram início ao Fórum Internacional e o Simpósio Nacional. 

A abertura oficial será às 16h30 e, às 17h, haverá a conferência com o dr. Pedro Luis Tauil, professor emérito da Faculdade de Medicina/UnB. Os eventos contam com a presença expressiva de muitos pesquisadores da Fiocruz, como Guilherme Franco Netto, Chirstovam Barcellos, Maria Cecilia Minayo, Maurício Monken e André Monteiro da Costa, dentre outros. Além de especialistas renomados como Paulo Nossa, da Universidade de Coimbra/Portugal, Gilberto Pucca e Rui Leandro da Silva Santos, do Ministério da Saúde; Ana Maria Nogales, da UnB, Umberto Pessoto, do Instituto de Saúde de São Paulo/SP, Raul Guimarães, da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Presidente Prudente), Pericles Riograndense Cardim da Silva, do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). Gilberto Câmara, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jan Bitoun, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Emerson Soares dos Santos, da Universidade Federam de Mato Grosso (UFMT), Ligia Vizeu Barrozo e Frederico Camelo Leão, da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Tatiana Schor, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), dentre outros, além da participação de Raimundo Nonato Pereira Silva - "Doutor Raiz", do Acre. 

Estão programadas as mesas redondas “Dinâmica dos sistemas ambientais e a saúde", "Acesso e acessibilidades ao sistema de saúde", "Abordagens e métodos em geografia da saúde" e "Alternativas e alternatividades em práticas de saúde coletiva". Além das comunicações coordenadas, que terão como eixos temáticos: "Dinâmica dos sistemas ambientais e a saúde"; "Acesso e acessibilidades ao sistema de saúde"; "Dados e análises: os desafios do uso das geotecnologias em saúde"; "Abordagens e métodos em geografia da saúde" e "Alternativas e alternatividades em práticas de saúde coletiva". Haverá também sessões de pôsteres com eixos temáticos. 

Para saber mais sobre os eventos, acesse ao lado o site com todas as informações.

 

Comentários

Prezados/as, Bom Dia! Meu nome é João Carlos de Oliveira, professor da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, participei e apresentei dois (2) trabalhos no referido evento. Perdi em meus arquivos os ANAIS! Desta forma solicito por email (oliveirajotaufuestes@gmail.com), o referido ANAIS. Certo da atenção e gentileza, agradeço e aguardo. Att, João Carlos de Oliveira

Olá Prof. João Carlos, O IV Fórum Internacional Geografia da Saúde e VII GeoSaúde foram realizados em Brasília em 2015. Os eventos foram organizados pela UnB e Fiocruz, coordenados pela professora Helen Gurgel, Christovam Barcellos e Anne Elizabeth Laques. Toda a memória do evento está registrada no site https://www.anaisgeosaude.com/viii-simposio , incluindo os anais com trabalhos apresentados. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Seminário aponta novos rumos para combate à malária na fronteira Brasil-Guiana Francesa

Parceria entre Icict/Fiocruz e IRD, da França, cria sitio sentinela para a fronteira

Pesquisadores do Institute de Recherche pour le Développement visitam o Icict

Equipe desenvolve parceria com o Observatório Clima e Saúde para pesquisas sobre recursos hídricos e o acesso à agua

Seminário debate cooperação entre Icict e IRD para criação de sítio sentinela

Evento ocorre nos dias 29 e 30/10, no auditório do INCQS, reúne pesquisadores brasileiros e franceses preocupados com a fronteira Guiana-Amapá

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS