">
A TV UnB gravou uma série de programas, intitulada "Diálogos: Geografia e Saúde". Um deles, teve a participação de Christovam Barcellos, coordenador do Laboratório de Informações em Saúde (Lis) e responsável pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo), e a geógrafa Luisa Iñiguez Rojas, professora da Universidade de Havana (Cuba), conhecida especialmente por seus estudos na área da saúde e que já atuou em diversas pesquisas no Brasil.
A série foi gravada durante os IV Fórum Internacional e VII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde - VII GeoSaúde 2015, realizados, de 22 a 25/9, pela Universidade de Brasília (UnB), Fiocruz, IRD - Institut de Recherche pour le Développement, da França, e o Ministério da Saúde, que reuniu quase 500 especialistas, pesquisadores e alunos do Brasil e do Exterior para debater o tema.
Em um bate-papo agradável de 20 minutos, Christovam Barcellos e Luisa Rojas falam sobre a importância da Geografia da Saúde, municipalização, o entendimento sobre a distribuição das doenças, a multi e interdisciplinaridade no campo da Geografia e Saúde, acesso e acessibilidade do sistema de saúde. Ao final, os dois fizeram uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a falaram da contribuição da Geografia da Saúde por políticas públicas mais territorializadas e equânimes.
Assista o vídeo da TV Unb.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar