">
Coordenada por Cristina Rabelais, pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), da Fiocruz, a revista Ciência e Saúde Coletiva está com chamada pública aberta até o dia 28 de fevereiro de 2017, com o tema “Proteção social, cidadania e acesso: os desafios do Benefício de Prestação Continuada (BPC)". O objetivo é refletir sobre os processos sociais e institucionais que afetam a pessoa com deficiência que requerem ou é beneficiária do BPC, visando debater a inclusão social, a incapacidade construída socialmente e a funcionalidade.
Na década de 1980, o Brasil instituiu uma política governamental de transferência de renda à pessoa com deficiência, especialmente por meio de intervenção pública constitucionalizada. Uma das ferramentas dessa política é o Benefício de Proteção Continuada que é destinado a idosos e pessoas com deficiência, que integra à Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Considerando-se que pessoas com deficiência experimentam piores resultados socioeconômicos e menor esperança de vida do que as pessoas não deficientes, a deficiência é um importante fator de determinação social da saúde.
Este número temático visa, assim, efetuar uma abordagem aprofundada da experiência intersetorial de desenvolvimento do BPC e realizar um balanço analítico sobre o papel do Estado brasileiro na proteção social à pessoa com deficiência. Para isso, os tópicos a serem abordados no número temático são:
Os artigos, que deverão seguir as normas da Revista, devem ser enviados para o e-mail bpc20anos@gmail.com
Além de Cristina Rabelais, que também é da Faculdade de Medicina de na coordenação da publicação, a Revista conta com os seguintes organizadores: Cristiano Boccolini (Lis/Icict/Fiocruz), Nilson do Rosário Costa (Ensp/Fiocruz), além Miguel Abud Marcelino, da Faculdade de Medicina de Petrópolis/RJ (FMP-FASE) e do INSS, e Patrícia de Moraes Boccolini, do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social - NIPPIS/Fiocruz.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar