">
Arte: Thays Coutinho (Icict/Fiocruz)
O colapso climático e seus impactos vêm mostrando como a vida no planeta está cada vez mais ameaçada. O que podemos aprender com os povos das florestas, com comunidades que resistem por todo o Brasil, com saberes ancestrais? Com tecnologias que buscam respeitar a terra e sua biodiversidade? O 2º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil convida estudantes de todo o país a escreverem sobre o tema "O Brasil que resiste: Ideias para adiar o fim do mundo". Para participar, basta preencher o formulário e enviar o texto na página da Portinho Livre, de 8 de julho a 15 de agosto.
🔗 Clique aqui para saber mais sobre a Portinho Livre
O tema é inspirado no livro de Ailton Krenak, filósofo e líder indígena, que nos instiga a refletir sobre outros modos de habitar e de estar em sintonia com o planeta. Podem participar do concurso adolescentes de 13 a 16 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas de todas as regiões do Brasil. Os textos devem ser escritos em formato dissertativo ou narrativo, e ter entre 2 mil e 7 mil caracteres, com espaço.
▶️ Assista à participação de Ailton Krenak no programa Ciência & Letras, do Canal Saúde
Uma comissão, formada por profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai selecionar os 30 melhores trabalhos. Estes vão integrar um livro, a ser lançado pela Portinho Livre, selo de obras infantojuvenis da Fundação. A pessoa responsável pelo melhor trabalho será convidada a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus central da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em outubro (datas ainda a serem definidas). O convite dá direito a passagens e diárias para duas pessoas. Além disso, os três primeiros colocados vão ganhar um cartão presente no valor de R$ 1 mil.
"As catástrofes recentes que temos visto, ao redor do mundo, têm provocado muita ansiedade nos jovens", aponta Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz. "Como converter essa ansiedade em esperança e em desejo de transformação? O concurso é um convite para que reflitam sobre possibilidades de reverter os efeitos nocivos provocados por nossos próprios modos de vida. Uma forma de incentivar essa discussão nas salas de aula e nas famílias. E, também, de estimular a curiosidade sobre todos os múltiplos saberes que se espalham Brasil afora, e que costumam ser apagados e negligenciados ao longo da História."
O Concurso Portinho de Literatura Infantojuvenil é organizado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e conta com incentivo da Fundação de Apoio à Fiocruz, a Fiotec.
A Portinho Livre é uma plataforma que, ao reunir livros infantojuvenis em acesso aberto, recorre ao poder da literatura para instigar o interesse pela ciência, pela saúde pública e pela cidadania.
Em 2023, o 1º Concurso Portinho Livre teve como tema "O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro". O livro, com os 30 textos vencedores, pode ser acessado na plataforma. Este ano, o Concurso Portinho Livre está em sintonia com o tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
A Portinho Livre é um projeto apoiado pelo Edital Ideias Inovadoras, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Mickaely Medeiros Da Silva
dom, 18/08/2024 - 15:32
O dia do resultado das redações que passaram
Eu quero saber quando sairá o resultado das 30 melhores redações.
graca.portela
seg, 19/08/2024 - 08:31
Oi Mickaely, como está no
Oi Mickaely, como está no edital, será em outubro de 2024. Aguarde! Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Alice
sex, 26/07/2024 - 15:42
Para escrita
Olá! Achei muito interessante a proposta, eu gostaria de saber se é para escrever uma história fictícia ou um texto, quero muito participar. Aguardo respostas, -Alice Saint-Yves(13anos)
graca.portela
sex, 26/07/2024 - 16:36
Oi Alice, como está no edital
Oi Alice, como está no edital do concurso, podem ser tanto um texto narrativo (ficcional), quanto um texto dissertativo. Ficamos muito felizes com a sua participação! Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Ester Ramos
qui, 18/07/2024 - 19:04
"O Brasil que resiste: Ideias para adiar o fim do mundo".
Em meio a tanto caos,temos que preservar a nascente dos rios.Eu,como estudante de escola pública,vejo que muitos adolescentes não têm a consciência do mundo e o quão é importante a preservação de nossas árvores ou solo.Vejo que muito jogam,por serem consumistas,seus copos de guaravita em rios próximos ou até mesmo em bueiros.
graca.portela
seg, 19/08/2024 - 08:33
Ester, participe do Concurso!
Ester, participe do Concurso! Não deixe suas ideias se perderem. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Comentar