Fiocruz lança segunda edição de concurso literário para jovens de 13 a 16 anos

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
08/07/2024

arte com fundo laranja para a chamada do 2º concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil
Arte: Thays Coutinho (Icict/Fiocruz)

O colapso climático e seus impactos vêm mostrando como a vida no planeta está cada vez mais ameaçada. O que podemos aprender com os povos das florestas, com comunidades que resistem por todo o Brasil, com saberes ancestrais? Com tecnologias que buscam respeitar a terra e sua biodiversidade? O 2º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil convida estudantes de todo o país a escreverem sobre o tema "O Brasil que resiste: Ideias para adiar o fim do mundo". Para participar, basta preencher o formulário e enviar o texto na página da Portinho Livre, de 8 de julho a 15 de agosto.

🔗 Clique aqui para saber mais sobre a Portinho Livre

O tema é inspirado no livro de Ailton Krenak, filósofo e líder indígena, que nos instiga a refletir sobre outros modos de habitar e de estar em sintonia com o planeta. Podem participar do concurso adolescentes de 13 a 16 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas de todas as regiões do Brasil. Os textos devem ser escritos em formato dissertativo ou narrativo, e ter entre 2 mil e 7 mil caracteres, com espaço.

▶️ Assista à participação de Ailton Krenak no programa Ciência & Letras, do Canal Saúde

Uma comissão, formada por profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai selecionar os 30 melhores trabalhos. Estes vão integrar um livro, a ser lançado pela Portinho Livre, selo de obras infantojuvenis da Fundação. A pessoa responsável pelo melhor trabalho será convidada a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus central da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em outubro (datas ainda a serem definidas). O convite dá direito a passagens e diárias para duas pessoas. Além disso, os três primeiros colocados vão ganhar um cartão presente no valor de R$ 1 mil.

"As catástrofes recentes que temos visto, ao redor do mundo, têm provocado muita ansiedade nos jovens", aponta Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz. "Como converter essa ansiedade em esperança e em desejo de transformação? O concurso é um convite para que reflitam sobre possibilidades de reverter os efeitos nocivos provocados por nossos próprios modos de vida. Uma forma de incentivar essa discussão nas salas de aula e nas famílias. E, também, de estimular a curiosidade sobre todos os múltiplos saberes que se espalham Brasil afora, e que costumam ser apagados e negligenciados ao longo da História."

O Concurso Portinho de Literatura Infantojuvenil é organizado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e conta com incentivo da Fundação de Apoio à Fiocruz, a Fiotec.

A Portinho Livre é uma plataforma que, ao reunir livros infantojuvenis em acesso aberto, recorre ao poder da literatura para instigar o interesse pela ciência, pela saúde pública e pela cidadania.

Em 2023, o 1º Concurso Portinho Livre teve como tema "O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro". O livro, com os 30 textos vencedores, pode ser acessado na plataforma. Este ano, o Concurso Portinho Livre está em sintonia com o tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

A Portinho Livre é um projeto apoiado pelo Edital Ideias Inovadoras, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação.

Comentários

Eu quero saber quando sairá o resultado das 30 melhores redações.

Oi Mickaely, como está no edital, será em outubro de 2024. Aguarde! Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Olá! Achei muito interessante a proposta, eu gostaria de saber se é para escrever uma história fictícia ou um texto, quero muito participar. Aguardo respostas, -Alice Saint-Yves(13anos)

Oi Alice, como está no edital do concurso, podem ser tanto um texto narrativo (ficcional), quanto um texto dissertativo. Ficamos muito felizes com a sua participação! Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Em meio a tanto caos,temos que preservar a nascente dos rios.Eu,como estudante de escola pública,vejo que muitos adolescentes não têm a consciência do mundo e o quão é importante a preservação de nossas árvores ou solo.Vejo que muito jogam,por serem consumistas,seus copos de guaravita em rios próximos ou até mesmo em bueiros.

Ester, participe do Concurso! Não deixe suas ideias se perderem. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Assuntos relacionados

Concurso Portinho Livre de Literatura divulga os estudantes vencedores

Alunos escreveram textos sobre o tema 'O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro'

'O bonde da vacina': concurso vai premiar textos de jovens de 13 a 16 anos

Prêmio literário do Icict/Fiocruz está com inscrições abertas até 25 de agosto; 30 melhores redações irão integrar um livro

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS