Portal Fiocruz em nova versão

por
Ascom/Icict
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03/04/2017

Adequação às diretrizes da Lei de Acesso à Informação e maior aproximação com o público externo da Fundação estão entre as inovações


Com estrutura e layout inovadores e o compromisso de apresentar os serviços da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a população brasileira, a nova versão do Portal Fiocruz está no ar desde 25 de maio de 2012.

Lançada durante as comemorações pelos 112 anos da Fundação, a plataforma oferece ao usuário novas alternativas de busca, amplia o acesso de pessoas com necessidades especiais e inclui ferramentas compatíveis às novas mídias e às redes sociais on-line.

Para melhor atender os internautas que acessam o portal, a equipe do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) do Icict, responsável pela reformulação da plataforma, utilizou como matéria-prima a análise dos registros de solicitações recebidas por meio do serviço Fale Conosco. A definição da nova estrutura também foi balizada pelas diretrizes da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no mesmo mês em que a nova versão do Portal Fiocruz foi lançada.

O regulamento abre ao cidadão brasileiro, de forma inédita, o acesso pleno a informações públicas não sigilosas e determina que sites de órgãos públicos disponibilizem os dados de forma organizada e ampliada para garantir a transparência das ações. “Uma das exigências é a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão. Neste aspecto, aperfeiçoamos o serviço de Fale Conosco, que já existe desde 2005. Além disso, passamos a disponibilizar informações relacionadas a auditorias, convênios, despesas, licitações e contratos”, explica o assistente técnico do Portal Fiocruz, Rodrigo Ferrari. A atualização da plataforma tecnológica também faz parte da adequação, já que é aberta, gratuita – como recomenda o Governo Federal – e contemplará a migração de sistemas mais complexos, integrando todas as unidades da Fiocruz.

Segundo Ferrari, o grande beneficiado com a nova versão é o público externo da Fiocruz, que pode contar com mais alternativas de busca, por tarefas e índice remissivo. Outra novidade é a navegação editorial, que possibilita o destaque de temas atuais, que estejam em debate em um determinado momento, como um surto de dengue ou doenças que surjam em decorrência de uma enchente, por exemplo. “A partir de uma estrutura horizontal, o novo portal não utiliza como base o organograma da instituição – e sim os serviços oferecidos à população brasileira”, esclarece Ferrari.

Para a editora-chefe do Portal Fiocruz, Márcia Lisboa, a flexibilidade gerada pela navegação editorial traz um avanço significativo. A jornalista lembra que a versão anterior limitava o destaque a eventos importantes, que requerem um período maior de divulgação. Agora, além de aproveitar uma área maior para banners, é possível divulgar eventos simultâneos, convocações para seminários e cursos. “Este é um grande ganho não só para o público externo, que utiliza o Portal para conhecer melhor a Fiocruz e saber o que ela oferece, como também para a instituição, que tem unidades autônomas, que precisam ser contempladas com a mesma intensidade”, avalia Márcia.

A equipe do CTIC também investiu na reformulação do design, para tornar o Portal Fiocruz mais atrativo e eficiente. “Desenvolvemos um projeto gráfico com o objetivo de gerar mais alternativas, criar soluções para divulgar ações importantes e possibilitar uma maior flexibilidade na arquitetura de informação. Na versão anterior, era necessário se enquadrar em um padrão tecnológico restrito. Solucionamos o problema e hoje temos um repertório maior”, define o designer Aldo Moura.  O acesso das pessoas com deficiência também está garantido. “Foram implantados dispositivos para deficientes de tela e motores, como o aumento de fonte e contraste”, complementa o designer.

Trabalho direcionado pelas necessidades da população

A análise das solicitações recebidas pelo serviço Fale Conosco serviram como base para a reformulação do Portal Fiocruz. O trabalho possibilitou o levantamento das principais dificuldades no acesso e a identificação das demandas mais frequentes da população. “O registro de solicitações nos proporcionou um material qualitativo muito rico. Antes da implantação do serviço, as informações se limitavam ao tempo que o usuário permanecia no portal e de onde ele acessava”, ressalta Rodrigo Ferrari.

A pesquisa contribuiu para aperfeiçoar o trabalho e definir estratégias para chegar ao objetivo final de disponibilizar um portal eficiente e amigável para os cidadãos. “A Fiocruz é uma instituição pública, que presta serviço para a população brasileira. Neste contexto, um instrumento como o Fale Conosco nos permite saber o que o público externo espera encontrar e como as informações que disponibilizamos chegam até ele. Identificamos, por exemplo, que os cursos e serviços lideram o ranking de busca e passamos a dar mais destaque para essas informações”, reforça Márcia Lisboa.

A próxima etapa do trabalho inclui a implantação do Laboratório de Usabilidade. No espaço, grupos focais formados por representantes dos públicos interno e externo da Fiocruz farão uma avaliação do Portal, que será submetido a testes para identificar oportunidades de aperfeiçoamento. O objetivo é confirmar se o portal atende às demandas dos usuários e se está sendo compreendido pelos diferentes segmentos da população. “O Portal seria o primeiro produto a ser a ser estudado pelo Laboratório. A partir dessa experiência, outros serviços como os sistemas de informação do Icict e de outras unidades da Fiocruz serão avaliados, como a Plataforma SIGA, utilizada pelos programas de pós-graduação.”, adianta Ferrari.

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